9 de out. de 2010

Mais novidades!! "Sacos" de jornal!

Olá,
Enquanto ainda estou elaborando ideias em relação ao post anterior (os gargalos de garrafa pet),
aproveito e trago mais novidades. Recebi um email de uma amiga, já faz algum tempo, até tinha me esquecido e hoje relendo tudo, achei a ideia e resolvi trazer para vocês apreciarem. São "sacos" feitos em jornal, para substituir a sacolinha nas cestas de lixo. Nas fotos tem o passo a passo de como fazer um  "saco" de jornal na técnica do origami. Confesso que ainda não tentei, mas como estou aproveitando meu feriadão, vou me aventurar e conto pra vocês o resultado. Também gostaria de pedir uma ajudinha. No email que eu recebi, não tinha nenhum tipo de identificação da pessoa que fez este trabalho, e também não consegui descobrir de onde vieram essas fotos. Se alguém souber, por favor, me avise, pois gostaria de dar os devidos créditos para esta grande ideia. Um novo desafio, para nós que amamos inventar coisas para poluir menos o nosso ambiente! Mãos à obra pessoal !!!!
Ah, e não esqueçam que ainda estou esperando as ideias do post anterior, lembrem do desafio! Beijos!!



Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.
 [saco+jornal+1.jpg]
Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

[saco+jornal+2.jpg]
Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.


Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.
[saco+jornal+4.jpg]
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
[saco+jornal+5.jpg]
Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
[saco+jornal+6.jpg]
Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
 [saco+jornal+7.jpg]

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:
[saco+jornal+8.jpg]
Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
[saco+jornal+9.jpg]
É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!
[saco+jornal+10.jpg]
Que tal?
[saco+jornal+11.jpg]

Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

5 comentários:

FLAVIA CRISTINA C. disse...

GOSTEI DESSA IDÉIA, NÃO TINHA PENSADO NISSO. ÓTIMO DOMINGO. BEIJOCAS...

Etelvina disse...

Bela ideia brigada pela partilha.

Barbara disse...

Oi tem promoção no meu blog participe,bjuss

Maria Oliveira - FazendoArte disse...

ótima idéia
:)

Maria Oliveira - FazendoArte disse...

ótima idéia!
>)